Perseguição tem Limite

Pintura de Jean-Léon Gérôme – The Christian Martyrs’ Last Prayer – Museu de Arte Walters – Domínio Público.

Não se engane os maus! Perseguição tem limites.

Vejam estes fatos surpreendentes:

“O REI HERODES PERSEGUE A TIAGO E PEDRO”

“Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar, fazendo passar a fio da espada a Tiago, irmão de João. 

Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro. E eram os dias de pães asmos.

Tendo-o feito prender, lançou-o no cárcere, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.

Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.

Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias; e sentinelas à porta guardavam o cárcere.

Eis, porém, que  sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e , tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então as cadeias caíram-lhe das mãos.

Disse o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais; põe a capa e segue-me. 

Então, saindo, o seguia, são sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão. 

Depois de terem passado a primeira e segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e , saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele.

Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou um anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico”. (Atos 12:1 a 11).

(Versículo 2 – “… a fio de espada matou Tiago, irmão de João”), Tiago, também chamado o maior. Aqui coroado  pelo martírio, ele foi um dos três primeiros discípulos de Cristo, um daqueles que foram testemunhas de Sua transfiguração e agonia, pelo que estava preparado para o martírio. Ele era um daqueles que Cristo chamou de Boanerges: “Filhos do trovão”. Talvez, por causa de sua poderosa pregação avivadora, ele tenha provocado Herodes, ou aqueles chegados a ele, assim como João Batista fez nos tempos de Herodes . Sua cabeça foi cortada.

Pintura de Rembrandt – Sankt Jakobus der Altere – Arte de Domínio público.

Sabemos que tinha dois discípulos com o nome de Tiago. Um, era irmão de João, filhos de Zebedeu e o outro, era meio irmão de Jesus (cujo pai era José, marido de Maria). (Vede Atos 12:17; Marcos 6:3 “Não é este o filho do Carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago…; João 7:5; Mateus 13:54 a 58; João 2:12 “Depois disso desceu a Cafarnaum, Ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos, e ficaram ali não muitos dias”). Este Tiago, viveu mais e foi pastor de uma igreja dos primeiros cristãos e foi o autor da epístola de Tiago que se encontra no Novo Testamento. Tiago foi chamado “O Justo”, por causa de sua piedade. Mesmo sendo meio irmão de Jesus, a principio não acreditava em Jesus como o Messias (Vede João 7:2 a 5). Em certos ponto, possivelmente só depois que o Senhor ressurreto apareceu a ele (Vede I Corintios 15:7), Tiago ficou convencido de que Jesus era o Cristo. Tornou-se um líder da Igreja primitiva (Vede Atos 15:13). Ele era tão extremamente relacionado pela sua justiça, temperança e devoção, que Josefo, o historiador judeu, registra isso como uma das causas da destruição de Jerusalém, “porque Tiago” também foi martirizado em 62 d. C. (O outro Tiago foi morto 18 anos antes, no ano de 44 a. C.).

“Tiago irmão de João” foi morto primeiro. Eles faziam parte dos discípulos de Jesus, e filhos de Zebedeu. Tiago bebeu o cálice predito pelo Senhor. Jesus o avisou antecipadamente, quando os dois procurou Jesus e fez um pedido ousado para que eles obtivessem a promessa de se assentar um à direita e outro à esquerda do trono de Cristo Jesus na glória de seu reino.

“Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado? Disseram-lhe Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que sou batizado; quanto, porém, ao assentar-se a minha direita ou esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado.” (Marcos 10:38 e 40).

a palavra batismo que aqui significaria imersão nos sofrimentos sacrificiais pelo qual Jesus haveria de passar.

Semelhantemente, a palavra “batismo” aparece aqui como referência a imersão nos sofrimentos de Sua morte sacrificial, experiência sobre a qual Jesus já revelara ao seus discípulos em ocasião anterior (Lucas 12.50). “Como me angustio” – Jesus esperava pelo tempo em que sofreria e morreria, com vistas ao glorioso [RESULTADO] de seu sofrimento (o ato de resgatar o mundo da condenação eterna). É uma alusão à mulher que sofre as dores de parto, que sofre para ser libertada e aceita suas dores, pois elas apressam o nascimento do filho querido.

 
(Versículo 4 – “Quatro quaternos de soldados, para que guardassem: Eles encerraram Pedro na prisão. Quatro pelotões de soldados, estavam ali para que Pedro não escapasse pela segunda vez (vede Atos 5:19). Dezesseis soldados deveriam fazer a guarda dele, quatro por sua vez, para que Pedro não conseguisse escapar. Alguns dizem que era a mesma cadeia em que ele e os outros apóstolos foram lançados alguns anos antes e fora resgatados por um anjo (vede Atos 5:18). Apresentá-los depois da Páscoa: “Herodes não o condenaria até que a Páscoa passasse, para não descontentar o povo judeu e/ou para evitar que exigisse que fosse solto, de acordo com o costume da festa.
(Versículo 5 – O poder da oração do povo de Deus) – “Faziam contínua oração”: “As orações e as lágrimas são os braços da Igreja; com os guais ela luta, não só contra os inimigos, mas por seus amigos: por esses meios, eles têm recursos, vitórias e livramento.” O nosso Deus faz proezas!

DEUS OUVE AS ORAÇÕES E DEU UM “BASTA” À PERSEGUIÇÃO DE HERODES

“Em um dia designado, Herodes, vestido de trajo real, assentado no trono, dirigiu-lhes a palavra; e o povo clamava: É voz de deus, e não de homem;

No mesmo instante, um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e comido por vermes, espirou.” (Atos 12:21 a 23).

(Versículo 21 e 22 – “É voz de deus”), era comum nesses tempos atribuir divindade a um rei e especialmente a um imperador romano.

“Nesta ocasião, ele estava vestido com suas vestes reais e sentado sobre o trono. Neste momento, Herodes estava usando manto de tecido de prata tão ricamente tecido e confeccionado com tanta arte que, quando o sol brilhava, ele refletia a luz com tal brilho, que deslumbrava os olhos dos espectadores. Ele fez o discurso para homens de Tiro e Sidom, no qual, provavelmente depois de ter agravado a falha deles e elogiado a sua submissão, ele concluiu com uma garantia de que deixaria passar a ofensa e os receberia favoravelmente outra vez. Ele tinha em seu poder quem seria conservado vivo e quem seria morto, e provavelmente os deixou em suspense quanto ao destino que teriam até terminar o discurso, para que o ato de sua graça pudesse vir a eles com uma surpresa mais agradável.

E o povo exclamava“: O povo aplaudia . Deus é muito bom, mas eles pensavam que tamanha era a grandeza de Herodes em seu aparato e em seu trono, e que tamanha era sua bondade em perdoá-los, que ele merecia ser chamado de nada menos que um deus; talvez o discurso tivesse um ar de tal majestade e uma mistura de clemência que tocou os ouvintes assim”. (Comentário da Bíblia Matthew Henry, 2014 da Editora Central Gospel)

(Versículo 23 “… um anjo do Senhor… o feriu”, Josefo (Antiguidades 19.9.2) acrescenta mais detalhes. Herodes morreu no ano 44 d. C.

“Como sua iniquidade foi punida. Imediatamente, o anjo do Senhor o feriu (por ordem de Cristo, pois todo juízo está sujeito a Ele), porque ele não deu glória a Deus (o Senhor tem ciúmes de Sua Glória, e será glorificado sobre aqueles pelos quais Ele não é glorificado); e ele foi comido de bichos. Agora ele foi julgado por maltratar a Igreja, matar Tiago, aprisionar Pedro e por todas as outras maldades que cometeu”. (Comentário da Bíblia Matthew Henry).

 

Deus esta no controle e não permite que a perseguição dos poderosos, aniquilem o povo de Deus.

Nem os Illuminati poderão fugir dos limites determinados pelo Altíssimo. E por fim cairão como caiu o Império Romano… Glória a Deus!

(Este tópico continua sendo escrito… AGUARDE!)

…………………………………..

 

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s