A Bíblia Responde

A PERGUNTA…

_É certo acreditar que no céu Deus apagará nossa memória para que não soframos e que lá não haverá lagrimas?

Se assim fosse, não haveremos de reconhecer a ninguém.

E A RESPOSTA:

“Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu também por que desprezas teu irmão? Pois todos haveremos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Pela minha vida, diz o Senhor: que todo joelho se dobrará diante de mim, e toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um dará conta de si mesmo a Deus. (Aos Romanos 14:10 a 12).

A Palavra de Deus nos ensina que haverá julgamentos onde TODA E QUALQUER LEMBRANÇA será posta às claras e publicamente.

“Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. Portanto TUDO o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado. (Lucas 12:2 e 3).

Também para os cristãos verdadeiros, haverá um julgamento à parte:

“Porque TODOS devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal”. (II Corintios 5:10).

O apóstolo Paulo se inclui junto aos cristãos que, mesmo estando já salvos da condenação eterna, serão julgados também como SERVOS. Este não será um julgamento para condenação, mas para recompensar eternamente os servos do Senhor Jesus. “E, eis que cedo venho, e o meu GALARDÃO (recompensa eterna) está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”. (Apocalipse 22:12).

No céu teremos conhecimento pleno.

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face, agora conheço em parte, MAS ENTÃO CONHECEREI COMO SOU CONHECIDO. (I Coríntios 13:11 e 12). Isso, implica em ter consciência de quem sou e se dar a conhecer.

O apóstolo João testemunhou ao ver no céu, pessoas de todas as nações: “…e eis aqui uma grande multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos e línguas, que estavam diante do Cordeiro, trajando vestes brancas e palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. E todos os anjos estavam ao redor do trono,…” (Apocalipse 7:9 e 10). Note que a “grande multidão” composta de homens, mulheres, jovens e crianças, em separado dos anjos lá existentes.

Há quem diga que ao morrer é aniquilado tanto o corpo quanto a memória e citam como argumento:
“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa alguma, nem tão pouco eles têm jamais recompensa, MAS SUA MEMÓRIA FICOU ENTREGUE AO ESQUECIMENTO. Até o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma NESTE SÉCULO, em coisa alguma do que se faz DEBAIXO DO SOL” (Eclesiastes 9:5 e 6). Notem que este texto se refere apenas do PONTO DE VISTA MATERIAL (“neste século” e “debaixo do sol”) e não sobre a consciência dos que se encontram no paraíso celestial. Lembre-se que quando Moisés e Elias se apresentam com o Senhor Jesus no monte da transfiguração, Moisés estava consciente apesar de já ter estado morto. No mais, ao afirmar que “…tão pouco eles têm recompensa”, isso negaria a existência dos galardões citados por Jesus.

Quanto as lágrimas, haverá sim lagrimas de alegria e até de tristeza no céu pois, do contrário não haveria como se cumprir o  que foi dito:
“E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor;…” (Apocalipse 21:4).
E, até mesmo hoje os anjos se alegram:

“Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende…” (Lucas 15:7). Porventura não se entristecerão se alguém rejeita a salvação?Até mesmo o Espírito Santo se entristece.

Se não houvesse consciência e lembranças no céu ou no inferno, Jesus jamais nos diria que o rico pediu que enviasse o Lázaro de volta ao mundo para pregar o evangelho a seus irmãos:

“E no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos e viu Abraão e Lázaro […] Rogo-te pois, ó pai, que o mandes a casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que dê testemunho, afim de que não venham também para este lugar de tormento”. (Lucas 16:23 a 28). Note que ele pode reconhecer dois homens no Paraíso, Abraão e Lázaro e, no entanto, ao responder não foi dito que Lázaro havia perdido a memória, e a capacidade de reconhecer pessoas. Apenas que isso não era mais um trabalho dos salvos no céu, e sim dos profetas que estão vivos na terra, hoje. Estes pregarão o evangelho da salvação. Não teria sentido algum, se um condenado ao inferno, ter o privilégio de reconhecer o pai da fé, Abraão e nós ficarmos como o “Tiririca”_ “Quem é você???” E, não reconhecer ninguém no céu. Rs rs rs rs!!!

Os que argumentam que não lembraremos de ninguém no reino do céu, utilizam o texto em que Jesus é interrogado pelos saduceus que nem criam na ressurreição, no caso da mulher que ficou viúva e tendo casado 7 vezes, de quem ela seria quando estivesse lá no céu:

“Na ressurreição, pois, quando ressuscitarem, de qual destes será a mulher? Porque os sete a tiveram por mulher.  E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura, não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o Poder de Deus? PORTANTO, QUANDO RESSUSCITAREM DOS MORTOS, NEM CASARÃO, NEM SE DARÃO EM CASAMENTO, MAS SERÃO COMO OS ANJOS NOS CÉUS”. (Marcos 12:23 a 25).

Vede que Jesus não afirmou que a mulher não reconheceria os seus maridos, apenas afirma que não haverá casamento e que seremos “COMO ANJOS”. Ele não disse que deixariamos de ser homem ou mulher, e que seríamos transformados em anjos, pois sempre haverá homens e anjos.

Um comentário Bíblico: “12.25 NEM CASARÃO. Este ensino de Jesus não significa que o esposo ou a esposa perderão sua identidade específica, de modo a não se reconhecerem. Pelo contrário, o relacionamento com nosso cônjuge será mais profundo e espiritual, porém não regido pelos laços conjugais como acontece na terra”. (Fonte Bíblia de Estudo Pentecostal – Revista e Corrigida ed 1995 da CPAD).

Deus ama a verdade, e jamais ocultou fatos, por mais dramático que nos pareça, basta ler sobre a vida dos heróis da fé, como Davi e outros. Portanto, não será no céu que Deus fará uma lavagem cerebral, como foi feito por Hitler, com as experiências cruéis apagando toda a memória de vítimas do holocausto que pretandia exterminar o povo judeu da face da terra.

CONCLUSÃO:

É ERRADO PENSAR QUE DEUS VAI APAGAR A MEMÓRIA DE TODOS OS ELEITOS. Não tem nem mesmo lógica esta maneira de pensar. Portanto podem pregar que vamos reconhecer sim, ao Senhor Jesus, os apóstolos, os profetas, os heróis da fé, Abraão, Jacó, José, Davi e até mesmo nossos pais, esposa e filhos, etc. Esta alegria não nos será tirada, irmãos! Podem crer.

Diante da prova de fé do Centurião de Cafarnaum: “E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiram: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e ASSENTAR-SE-ÃO À MESA COM ABRAÃO, E ISAQUE, E JACÓ, NO REINO DOS CÉUS; e os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes”. (Mateus 8:10 a 12). Nos céus, nós seremos como Cristo; capazes de reconhecermos uns aos outros:

“Amados, agora, somos filhos de Deus e ainda não é manifestado o que havemos de ser. SABEMOS QUE, QUANDO ELE SE MANIFESTAR SEREMOS SEMELHANTES A ELE, PORQUE ASSIM COMO É O VEREMOS”. (I João 3:2). Jesus não vai esquecer de quem Ele é e nem quem somos. Assim também não esqueceremos quem somos e nem quem é o Sr. Jesus. Seremos nós mesmos, mas glorificados, santos incorruptíveis e com plena consciência “SEMELHANTE A ELE”.

“Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com Ele em GLÓRIA”. (Colossenses 3:4). De outro modo como poderíamos governar com Cristo:

“Mas o que tendes retende-o até que eu venha. E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, EU LHE DAREI PODER SOBRE NAÇÕES, E COM VARA DE FERRO AS REGERÁ; E SERÃO QUEBRADAS COMO VASOS DE OLEIRO; COMO TAMBÉM RECEBI DE MEU PAI. E da-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. (Apocalipse 2:25 a 29).

EM TEMPO:

Após o ARREBATAMENTO, os tempos da Grande Tribulação, a Segunda Vinda de Cristo com os seus santos, nós os salvos habitaremos mais de mil anos sobre a terra antes da CONSUMAÇÃO FINAL DO PROPÓSITO REDENTIVO DE DEUS NOS NOVOS CÉUS E NOVA TERRA NA ERA VINDOURA. Não há como negar que habitaremos o céu, tomaremos a ceia com o Senhor Jesus, como Ele prometeu “E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide ATÉ ÁQUELE DIA EM QUE BEBA DE NOVO CONVOSCO NO REINO DE MEU PAI”. (Mateus 26:29). Após este tempo, haveremos de participar do Retorno com Cristo e o Senhor Jesus com um grupo seteto (conforme galardão) governará MIL ANOS, somente depois disso é que haverá a CONSUMAÇÃO FINAL COM NOVOS CÉUS E NOVA TERRA, também chamado inauguração da ETERNIDADE (um novo recomeço), onde tudo será tão grandioso a ponto de esquecermos das LEMBRANÇAS HISTÓRICAS. Não porque Deus faça uma “Lavagem Cerebral”,   em nós, ou que seja pecado, mas apenas e tão somente porque as consideraremos “ninharia, criancice, frivolidade” ou sem importância. Daí se cumprirá a profecia de Isaías:

“Porque, eis que eu crio céus novos e nova terra; E NÃO HAVERÁ LEMBRANÇA DAS COISAS PASSADAS, NEM MAIS SE RECORDARÃO. Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém alegria e para o seu povo gozo. […]nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor”. (Isaías 65:17 a 19).

Que Deus abençoe a todos nós.

Aluizo D. Soares

___________________________________________________________

Continue lendo sobre, “Barbeiros não Existem?”

https://oslimpatrilhos.wordpress.com/barbeiros-nao-existem/

Leia também, “Chamada Urgente pra Você”:

https://oslimpatrilhos.wordpress.com/chamada-urgente-pra-voce/

E, ainda “Imagine!”:

https://oslimpatrilhos.wordpress.com/imagine/

___________________________________________________________

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s